Cursos Técnicos

O curso técnico pode gerar muitas dúvidas nas pessoas, afinal, tanto a graduação quanto o curso técnico têm suas vantagens. O valor do curso, o tempo de duração, aulas teóricas vs aulas práticas, tudo isso pesa na hora de decidir entre graduação ou curso técnico.

O curso técnico tem a característica de ser mais prático e atacar o problema sem muitos rodeios. Normalmente, prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho agora. Outro fato a ser considerado é que o curso técnico é de curta duração, o que torna necessário focar apenas nas questões fundamentais, deixando de lado outros fatores, como pesquisa e muitos conteúdos teóricos.

Convém ressaltar ainda que alguns cursos técnicos têm um currículo muito específico, que não há similar em curso superior.

E não menos importante, é necessário ressaltar que cursos técnicos são geralmente muito práticos, tendo pouco espaço para teoria e conceitos intermináveis.

Por último, o investimento chega a ser até 70% mais em conta quando comparado a um curso de graduação.

Na faculdade ocorre o inverso do curso técnico. Há uma quantidade maior de disciplinas a cursar, e também o enfoque mais teórico, havendo mais tempo para desenvolver pesquisas e abordar assuntos conceituais.

Os cursos superiores também focam em disciplinas correlatas, o que não ocorre com muita frequência nos cursos técnicos.

Do ponto de vista acadêmico, o curso de graduação têm mais peso no currículo, mas não no mercado de trabalho.

Devem ser avaliados quais são os seus objetivos antes de tomar uma decisão entre graduação ou curso técnico. Para aqueles que precisam trabalhar e que talvez dependam deste trabalho para financiar uma faculdade, a dica é fazer um curso técnico primeiro para entrar logo no mercado de trabalho e depois cursar uma faculdade.

Os cursos técnicos oferecem um diploma de nível médio reconhecido pelo MEC.